Faça um teste de depressão agora mesmo!

Estou deprimido? – Faça um teste de depressão!

Entenda os critérios e faça um teste de depressão.

Como saber se você está triste ou passando por uma depressão? Quando sentimentos comuns se desenvolvem em sérias doenças mentais e como reconhecê-lo? Felizmente, essa página irá te ajudar a responder algumas questões sobre sintomas depressivos e o que você pode fazer uma vez que você compreenda o que eles são.

Esse artigo inclui informações sobre sintomas depressivos e critérios de depressão e também um teste comumente usado para avaliar sintomas depressivos, chamado MADRS.

Vamos começar olhando para os sintomas depressivos. Quando você aprender sobre sintomas de depressão, você irá perceber que duas pessoas com o mesmo diagnóstico podem apresentar diferentes experiências da condição. Conforme você realizar o teste online de depressão, você, provavelmente, irá reconhecer alguns sintomas imediatamente e outros não serão tão familiares assim.

Para facilitar o entendimento sobre depressão, nós podemos dividir os sintomas depressivos em três categorias: sintomas físicos, sintomas mentais e sintomas sociais.

Sintomas de depressão

Sintomas físicos: uma pessoa com sintomas físicos pode experienciar mudanças de apetite e peso, fazer movimentos mais lentos ou falar mais devagar que o usual, falta de desejo sexual e dormir demais ou quase nada. Acordar muito cedo ou ter problemas para pegar no sono à noite são indicações comuns de distúrbios de sono.

Sintomas mentais: uma pessoa com sintomas mentais pode experienciar desânimo ou tristeza que não desaparece por semanas ou meses, se sentir desesperançada e desamparada, se sentir extremamente culpada, apresentar baixa autoestima mesmo fazendo atividades que gosta, se sentir irritada com outras pessoas ou apresentar dificuldade de tolerá-las, falta de motivação e interesse em coisas que costumam deixá-la feliz, dificuldade de tomar decisões e concentração, se sentir excessivamente ansiosa ou preocupada e ter pensamentos suicidas ou de se machucar.

Sintomas sociais: os sintomas sociais incluem ter problemas para finalizar trabalhos, isolamento e evitar contatos com amigos, negligenciar hobbies ou interesses e experienciar mais conflitos em casa do que o normal.

Naturalmente, a maioria das pessoas com depressão experienciam sintomas das três categorias. Além disso, é comum apresentar alguns desses sintomas sem estar passando por um episódio depressivo. Um diagnóstico de depressão inclui nove dos sintomas bem definidos e oito condições adicionais. No próximo parágrafo, você irá aprender sobre eles.

Como saber se estou deprimido?

Quais são os sintomas da depressão? As pessoas normalmente dizem “eu me sinto tão deprimida” ou “isso é depressivo”, mas a verdade é que a depressão é uma doença mental muito bem definida e inclui nove sintomas diferentes. Vale a pena notar que experienciar alguns dos sintomas não é suficiente para ser diagnosticado com depressão. Existem critérios depressivos sérios para serem considerados. Continue lendo para ter uma visão completa.

  • Estado depressivo: sentimento de tristeza durante a maior parte do dia, quase todo dia.
  • Perda de interesse e prazer: redução, perceptiva, de interesse/prazer em todas (ou quase todas) as atividades na maior parte do dia.
  • Mudanças de apetite ou peso (comer demais ou comer menos que o usual).
  • Distúrbios de sono (dormir demais ou de menos).
  • Se movimentar mais lentamente que o normal ou realizar movimentos sem sentidos devido à ansiedade (por exemplo, torcer as mãos).
  • Falta de energia: se sentir cansado o dia todo.
  • Se sentir excessivamente culpado ou sem valor.
  • Apresentar dificuldades de concentração ou de tomar decisões.
  • Apresentar pensamentos suicidas ou algumas vezes desejar morrer.

Vamos continuar os critérios de depressão. Não é o suficiente experienciar alguns desses sintomas para receber um diagnóstico de depressão. As seguintes condições também precisam estar presentes:

  • A pessoa apresenta ao menos 5 sintomas depressivos.
  • Um dos sintomas “estado deprimido” ou “perda de interesse e prazer” está presente.
  • Os sintomas depressivos esteve presente por pelo menos duas semanas.
  • Os sintomas depressivos causam sofrimento ou afetam a capacidade de trabalho da pessoa, interfere nos relacionamentos ou outros aspectos importantes da vida.
  • Os sintomas não podem ser explicados por uma doença física ou abuso de substâncias.
  • Os sintomas não podem ser explicados por nenhuma outra doença mental.
  • A pessoa nunca experimentou um episódio maníaco ou hipomaníaco.

Como você pode imaginar, a depressão pode ser complicada de reconhecer e diagnosticar porque existem muitos sintomas e critérios para se considerar. O próximo parágrafo inclui um teste de depressão online, que pode te indicar a seriedade dos seus sintomas depressivos.

Teste de depressão

– Faça o teste de sintomas depressivos

Você pode usar esse teste de sintomas depressivos, chamado MADRS-S, para obter uma visão geral do seu estado. MADRS significa Montgomery-Åsberg Depression Rating Scale (Escala de Classificação de Depressão de Montgomery-Åsberg, no português). Tem 9 questões, cada uma com algumas declarações de como uma pessoa pode se sentir. As afirmações expressam diferentes níveis de desconforto, desde nenhum desconforto até o máximo desconforto. Você seleciona a opção que melhor descreve como você tem se sentido nos últimos 3 dias. Não pense muito para responder. Ao contrário, tente responder o mais rápido possível!

Lembre-se, questionários não podem providenciar um diagnóstico completo. O resultado é mais como um guia.

O teste normalmente tem duração de 5-10 minutos. Baixe agora o aplicativo Depressão-Flow para fazer o teste.

Seu resultado nesse questionário pode ser dividido em quatro categorias: sem depressão, leve, moderada ou depressão severa. Pontuações mais altas indicam mais depressão grave.

Pontuação no teste online de depressão MADRS

Você já fez o teste? As diferentes pontuações no teste de sintomas depressivos podem te dizer sobre a seriedade dos seus sintomas. Mas lembre-se, isso é só uma indicação de como você está se sentindo, não é um diagnóstico.

  • Pontuação 0-12: sem ou depressão mínima. Essa pontuação indica que você não tem depressão clínica e que você apresenta sintomas depressivos mínimos. É comum ter alguns sintomas sem ter depressão.
  • Pontuação 13-19: depressão leve. Essa pontuação indica que você tem sintomas leves de depressão.
  • Pontuação 20-34: depressão moderada. Essa pontuação indica que você tem sintomas moderados de depressão.
  • Pontuação >34: depressão severa. Essa pontuação indica que você pode apresentar sintomas severos de depressão. Mesmo que esse teste seja só um guia, é fortemente recomendado que você contate um médico ou um psicólogo.

O próximo parágrafo te dirá mais sobre os diferentes tipos de depressão.

Existem diferentes tipos de depressão?

Estar deprimido pode significar muitas coisas. Às vezes, depressão não é visível para os outros. A pessoa deprimida carrega os sintomas como uma bolsa pesada nas costas, mas ainda é capaz de trabalhar e se relacionar. Às vezes, a depressão é visível para os outros e os sintomas fazem com que seja impossível para a pessoa depressiva viver uma vida normal. A severidade dos sintomas depressivos pode ser dividida em três categorias: leve, moderada e depressão severa. Aqui vai uma pequena explicação:

  1. Depressão leve: no caso de depressão leve, todos os critérios para depressão são encontrados, mas a pessoa depressiva pode manter as tarefas do dia a dia, trabalho e relacionamentos. Os sintomas depressivos nem sempre são visíveis para as outras pessoas. Mesmo que esse seja o estado de depressão mais leve, é mais do que só estar triste temporariamente. Os sintomas, como o de se sentir para baixo e falta de energia, não desaparecem como você esperaria que eles fizessem se você só estivesse experienciando uma tristeza comum ou cansaço. É importante tentar tratar seus sintomas porque uma depressão leve pode progredir para formas mais severas. A boa notícia é que os sintomas leves são os mais fáceis de serem tratados. Falar com um terapeuta ou um psicólogo é o recomendado para esse tipo de depressão. Além disso, fazer algumas mudanças no seu estilo de vida pode ter um impacto significativo nos seus sintomas depressivos e até mesmo te tirar da depressão. Leia mais sobre isso: 5 maneiras de tratar a depressão sem medicamento.
  2. Depressão moderada: no caso da depressão moderada, há mais sintomas presentes e eles tendem a ser mais severos que no caso da depressão leve. A pessoa depressiva experimenta dificuldades de manter as atividades do trabalho e da vida cotidiana. Os sintomas são geralmente severos o suficiente para causar problemas em sua vida social também. Se você reconhece esse nível de depressão, é altamente recomendado que você procure um tratamento o mais rápido possível. Atendimento psicológico e medicação antidepressiva são os tratamentos mais comuns para a depressão moderada. O próximo parágrafo inclui links de ajuda profissional e números que você pode ligar. A estimulação cerebral é outra maneira de tratar os sintomas moderados. Se você não está interessado em fazer uma terapia ou tomar um medicamento, ou se você está procurando uma combinação de tratamentos, você pode ler mais sobre o tratamento por estimulação cerebral da Neurociência Flow aqui. Além disso, existem muitas coisas que você pode fazer em casa para tratar os sintomas depressivos moderados: 5 maneiras de tratar a depressão sem medicamento.
  3. Depressão severa: no caso da depressão severa, a qualidade de vida é altamente reduzida e a pessoa depressiva não consegue manter um dia a dia e tarefas diárias. Esse é tipicamente o nível de depressão que faz com que sair da cama toda manhã seja um desafio enorme e que seja muito difícil realizar as tarefas domésticas comuns. Provavelmente afeta toda a vida social e os relacionamentos. Normalmente, é associada com uma intensa experiência de desesperança e pensamentos ou planos suicidas. Se você reconhece alguns desses sintomas depressivos severos, por favor, contate um profissional de saúde o mais rápido possível.

O próximo parágrafo disponibiliza para você alguns links e números que você pode ligar. Lembre-se, depressão é uma condição tratável e existem muitas formas diferentes de tratamento disponíveis.

Como eu sei se eu tenho ou não depressão?

Um teste online de depressão não é o suficiente para garantir se você tem um diagnóstico. A única maneira para receber um diagnóstico de depressão é contatar um profissional de saúde, como um psiquiatra ou um psicólogo. Você precisa de uma ajuda profissional para ter certeza que todos os critérios para depressão estão presentes.

Se você sente a necessidade de suporte e não sabe o que fazer, uma opção é ligar para as chamadas “linhas de ajuda” (helpline). Você pode falar com outra pessoa e eles podem te orientar para diferentes tipos de tratamento. Dependendo da sua localização no mundo, existem diferentes números que você pode ligar. Clique aqui para visualizar a lista com diferentes linhas de ajuda.

Por que eu estou depressivo?

Depressão pode ter diversas causas. Normalmente, é uma combinação de fatores genéticos e ambientais. Isso significa que os parentes de uma pessoa depressiva têm maior risco de ficarem deprimidos e, na maioria dos casos, ele ou ela também passam por eventos difíceis da vida antes de ficarem deprimidos.

Essas circunstâncias da vida podem ser qualquer coisa desde separação, perdas e conflitos até grandes mudanças na vida, como mudança ou começar um trabalho novo. Isso é verdade também para mudanças ambientais, por exemplo quando há mudanças climáticas do verão para o outono ou do inverno para a primavera. Hormônios são outra coisa que pode desencadear uma depressão. É por isso que os riscos são maiores depois de algumas semanas após o parto de um bebê.

Portanto, a depressão possui muitas causas e algumas vezes parece que ela vem de lugar nenhum. Nunca podemos evitar totalmente que os sintomas nos afetem, mas há muitas coisas que podemos fazer para impedir o agravamento dos sintomas em um estado inicial. Existem várias opções de tratamento para a depressão baseada em evidências.

Leia mais sobre 5 maneiras de tratar a depressão sem medicamento e Como se recuperar do estresse e da depressão.

Este artigo foi traduzido, para ver a versão original clique aqui.

Leave A Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *