Como manter a saúde mental em dia

Saúde mental: entenda como manter o equilíbrio emocional no dia a dia 

O tema da saúde mental nunca foi tão discutido. Por um lado, porque o mundo está aprendendo a importância de falar sobre os sentimentos e, por outro, porque acontecimentos como a pandemia e o contexto político-social afetam a qualidade de vida de todos.

Prova disso é que, segundo o Instituto Ipsos, 53% dos brasileiros notaram que houve um agravamento de sua saúde mental entre abril de 2020 e abril de 2021.

O buzz sobre o assunto é tanto que fica difícil entender tudo o que “saúde mental” engloba. Mas a equipe Flow está aqui para explicar como cuidar do seu bem-estar no dia-a-dia, adotando alguns novos hábitos e deixando de lado outros. Vamos lá?

O QUE REALMENTE É SAÚDE MENTAL?

Saúde mental vai muito além dos casos clínicos de depressão – ela descreve nosso bem-estar, nosso estado psicológico, nossa disposição para viver a vida. Apesar de tão importante, normalmente só começamos a pensar sobre saúde mental quando sentimos falta dela.

Sabe aquele estresse persistente que começa a atrapalhar o dia-a-dia? Aquela sensação de desânimo que te impede de fazer exercícios ou passar mais tempo com quem você gosta? Ou quando a ansiedade te desestabiliza? Esses são indícios de que sua saúde mental está precisando de atenção.

A boa notícia é que conquistar e manter seu bem-estar envolve cultivar momentos e hábitos gostosos e estar em lugares e com pessoas que fazem bem!

DICAS E HÁBITOS PARA MANTER A MENTE SÃ NO DIA A DIA

  1. Reserve um tempo para fazer o que gosta
    É muito comum que coloquemos nossas obrigações como prioridade e deixemos as coisas que nos dão prazer e recarregam nossa energia em segundo plano. Mas já parou para pensar que se sua saúde mental não estiver em dia, sua entrega em todas as áreas da vida acabará prejudicada? 

Então, comece a reservar um tempo para as atividades que te fazem bem: seja jogar videogame, fazer yoga, ir ao cinema ou passar mais tempo com sua família e amigos.

  1. Entre em contato com suas emoções

Quando uma sensação estranha ou um sentimento negativo chegar, evite jogá-lo para debaixo do tapete. Essa pode parecer a solução mais simples, mas ignorar as emoções só as torna maiores. 

Quando algo negativo surgir em sua mente, busque identificar de onde ele veio, pelo que foi causado e o que ele pode te ensinar. É importante também não se apegar a essas emoções, mas senti-las, entendê-las e deixá-las passar. 

  1. Alimentação e saúde mental

Seus hábitos alimentares podem afetar sua mente no dia-a-dia. Mas cultivar uma alimentação que contribui para o equilíbrio emocional não tem nada a ver com contar calorias, tá? 

O ideal é ter refeições balanceadas no decorrer do dia e escolher preparos que ajudem a recarregar as energias sem prejudicar sua disposição. 

  1. Encontre a atividade física que combina com você
    Quando o assunto é saúde mental e equilíbrio no dia-a-dia, não dá para fugir dos exercícios. Mas exercício não é sinônimo de academia e musculação. Encontre atividades que te deem prazer durante a prática: pode ser caminhar num parque, dançar, praticar um esporte coletivo ou fazer Yoga na sala de casa. O importante é ser gostoso e combinar com a sua rotina.
  2. Higiene do sono e saúde mental

Dormir bem é indispensável para o bom funcionamento de tudo em nosso corpo, tanto no aspecto físico quanto mental. E quando o assunto é sono, qualidade é mais importante que quantidade. 

A higiene do sono é sua aliada para noites mais revitalizantes. Então, algumas horas antes de ir para a cama, evite luzes azuis como a das telas, não faça refeições pesadas e evite atividades estimulantes. Utilizar apps de meditação guiada também ajudam a relaxar corpo e mente e pegar no sono com mais facilidade. O Flow Depression Treatment é o aplicativo da Flow, em que há muitas opções para você começar sua terapia com nosso assistente virtual. E o melhor de tudo é que pode baixá-lo gratuitamente agora e começar a utilizá-lo sem necessariamente ter o Headset Flow. 

SAÚDE MENTAL NO TRABALHO

Passamos boa parte de nossos dias no trabalho. Por isso, criar uma relação saudável com a profissão é essencial para manter o equilíbrio emocional. Apesar de nem todos terem muito controle sobre o ambiente em que trabalham, todos podemos definir como lidamos com ele. 

A dica é lembrar que você não é o seu crachá e que as dificuldades profissionais não diminuem seu valor nem sua capacidade de evoluir.

SAÚDE MENTAL: PREVENÇÃO vs. TRATAMENTO

Como vimos até aqui, saúde mental não é sinônimo de depressão. Mas vale lembrar que descuidar da mente pode resultar em quadros depressivos.

Todas as dicas deste conteúdo são muito importantes para cultivar uma vida mais equilibrada, com bem-estar e saúde para lidar com os desafios pessoais e profissionais. Ou seja, são dicas que previnem quadros depressivos e de ansiedade. 

Se você sente que está difícil demais colocar essas dicas em prática, procure um profissional, como psicólogos e psiquiatras, para recuperar a saúde mental e o equilíbrio dos seus dias.

Leave A Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *