Por si só, receber um diagnóstico de depressão é uma notícia desagradável. Mas o que você precisa saber é que o bem-estar é um fator determinante para o sucesso do tratamento para depressão. É preciso procurar meios de manter-se em equilíbrio. Pois assim os resultados serão mais satisfatórios e mais velozes. E certamente é o que todo mundo espera. Então, confira o texto na íntegra e saiba como o bem-estar ajuda no pós-diagnóstico.
Bem-estar é o mesmo que estar bem?
O conceito de bem-estar envolve a complexidade do conceito de saúde. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), a saúde é “um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas como a ausência de doença ou enfermidade.” Em outras palavras, para que você esteja com uma boa saúde, ou se preferir dizer, em pleno estado de bem-estar, é preciso bem mais do que ter um corpo saudável.
Como pode ver, a saúde envolve três grandes esferas: física, mental e social. Portanto, de pouco adianta um corpo que esbanja vitalidade se os outros dois requisitos não forem preenchidos. Então cuidar-se por completo é fundamental para o seu bem-estar.
Por isso é que a seguir vamos falar sobre cada um desses tipos. Além de apresentar algumas dicas de como manter o equilíbrio entre o físico, o mental e o social. Confira:
Bem-estar físico
O corpo humano é como uma máquina, complexa e cheia de inter-relações. Por isso, saiba que para que o corpo esteja bem é preciso cuidar da nutrição e dar prioridade ao movimento. Afinal, tão importante quanto consumir energia, é saber como utilizá-la.
Em primeiro lugar, sobre a alimentação: ela é responsável por manter o corpo em funcionamento. Além disso, ela também é capaz de medir o quão bem estamos. Pois com hábitos alimentares saudáveis é possível evitar o surgimento de doenças. E quando se fala em saúde, a prevenção é sempre o melhor remédio!
Porém, não dá para comer bem e não utilizar bem essas fontes de energia. Somos feitos para o movimento. E a atividade física, além de poder ser um hobby, traz muitos benefícios para a sua rotina. Quer um exemplo? Hormônios da felicidade são liberados depois da prática de atividade física. E todo mundo gosta das sensações que a serotonina e a endorfina causam.
Então, não se esqueça: alimentar-se bem e praticar exercícios físicos já garantem pelo menos 30% dos itens necessários para um completo bem-estar.
Bem-estar social
Para falar de vida social, é preciso falar sobre onde e como vivemos. O modelo de sociedade em que vivemos é baseado no convívio social. Seja em maior ou menor medida, os indivíduos são naturalmente seres sociais. Portanto, aprender a lidar com as práticas que envolvem o contato com outras pessoas é extremamente importante para manter a saúde em equilíbrio. Mesmo que você pense: “pois eu me viro muito bem sozinho!” O único a ser enganado nessa história é você mesmo.
Já colocou a conversa em dia com aquele seu amigo antigo? Já criou novos laços afetivos na atual fase da sua vida? Não espere o tempo passar para compreender que ter um boa vida social ajuda a manter a saúde em dia.
Além disso, conseguiu notar o quão estressante tem sido a rotina do isolamento social? Esse é um dos indícios de que o homem é sociável por natureza. Sendo assim, dentro do possível, mantenha uma vida social ativa. Converse com amigos, conhecidos, com a própria família. Sempre que puder, fortaleça os laços com as pessoas que fazem parte da sua vida. E pode ter certeza que isso trará notáveis vantagens em seu dia-a-dia. Sentir-se amado e querido é sempre um de nossos desejos, por mais que acredite que não, ou não queira admitir.
Bem-estar mental
Agora que você já sabe o quanto o relacionamento com as pessoas ao seu redor é importante. Já se perguntou como anda o relacionamento com você mesmo? Sim, estamos falando de como você se enxerga e de como essa relação precisa ser saudável. Porque, reforçando, para o bem-estar ser completo é preciso que os três níveis recebam atenção igualmente.
E o que exatamente você pode fazer para manter uma boa saúde mental? Se olhar com atenção! Dar a você o mesmo respeito que entrega aos outros; ter empatia com as suas dores; autoconhecer-se. E muitas podem ser as ações para melhorar a relação que nutrimos por nós mesmos. Em outras palavras, amor-próprio e autoestima são essenciais nesse processo.
Aprenda a reconhecer sua força, suas habilidades e também suas fraquezas. Somente o autoconhecimento é capaz de nos libertar da sensação de culpa, impotência e insuficiência. E mais: este é um exercício diário! Pratique o autocuidado sempre, pois o tratamento para depressão será mais tranquilo quando entendermos que não controlamos tudo. Mas podemos controlar como vamos nos posicionar diante das situações. Uma dose de amor todo dia pode salvar a sua autoestima.
Outras dicas para auxiliar no tratamento para depressão e busca pelo bem-estar
Tenha uma rotina: pequenas conquistas elevam a autoestima e garantem bons motivos para continuar o tratamento para depressão. As suas limitações não definem você.
Tenha um momento para você: não deixe que a rotina agitada tire os pequenos prazeres da vida. Faça aquilo que gosta, seja ler um livro, assistir um filme ou meditar.
Preze por equilíbrio: assim como já dissemos ao longo do texto, é preciso que tudo esteja em harmonia para o bem-estar ser completo. Buscar ser saudável é um dos maiores aliados no tratamento para depressão ou para qualquer outra doença. Faça por você.
Leave A Comment