Flow_pedir_ajuda

Como saber que está na hora de pedir ajuda?

Você sabe reconhecer os sinais que o seu corpo envia quando não está tudo bem?

Assim como quando falamos de uma doença física, é importante estar atento aos sintomas e ser sincero com relação ao quanto eles estão interferindo na sua qualidade de vida.

 

Por decorrência de tabus, a saúde mental tende a ser negligenciada, uma vez que os sintomas iminentes de um transtorno de ansiedade, ou até mesmo depressão, são constantemente confundidos com cansaço, estresse ou até tristezas momentâneas que acontecem em decorrência dos desafios que vivemos todos os dias. Leia mais sobre os principais sintomas da depressão clicando aqui.

 

Ignorar esses sinais ou ficar apenas esperando que com o tempo eles desapareçam, pode acabar gerando um problema maior no futuro, pensando nisso, separamos alguns sinais de alerta que indicam quando procurar ajuda profissional:

 

Você tem tido dificuldade de regular seus sentimentos?

Situações que antes te chateavam, mas eram facilmente contornadas, ultimamente têm se convertido em desconfortos muito maiores, em que você acaba ficando muito focado naquele sentimento ruim, sem conseguir se acalmar e pensar de maneira clara em uma saída.

Dessa forma, pequenos problemas acabam gerando uma avalanche emocional, fazendo com que você fique muito mais irritado e também por muito mais tempo.

 

Você tem percebido um aumento considerável na sua irritabilidade?

O que antes eram apenas pequenos inconvenientes no seu cotidiano, como uma buzina no trânsito, um café derramado por desatenção, ou uma tarefa que acabou sendo esquecida, agora são motivos de irritação e até mesmo fúria. Você não consegue mais tratar essas situações com naturalidade, e acaba colocando todo o seu foco e energia nelas, como se fossem eventos catastróficos.

Você se sente muito cansado, mesmo tendo dormido uma boa quantidade de horas?

O despertador toca e mesmo tendo dormido “o suficiente”, você acorda cansado como se tivesse acabado de fechar os olhos. Muitas vezes isso vem acompanhado de sonhos muito agitados, ou até mesmo pesadelos, ou também do hábito de acordar várias vezes sem motivo, fazendo com que seu corpo nunca esteja realmente relaxado e que a noite de sono não seja suficiente para recuperar o desgaste do dia.

Tirar um tempo para descansar, como feriados ou finais de semana já não tem sido suficiente para te fazer relaxar?

O final de semana ou feriado pode até ter sido bom, repleto de atividades satisfatórias ao lado de pessoas que você ama, mas quando a segunda-feira chega todo o cansaço ainda está lá. Você acorda estressado e desmotivado como se não tivesse descansado e se divertido nos últimos dias.

Coisas que te faziam bem, como atividades de lazer ou hobbies, já não parecem ter a mesma importância de antes?

Mesmo as atividades que você mais gostava de desempenhar parecem ter perdido o brilho. Seja no trabalho, em casa, ou em ambientes onde você costuma praticar seus hobbies favoritos, tudo parece igual, e nada te desperta motivação.


Práticas como atividade física, meditação e dieta balanceada já não têm tido os mesmos efeitos de antes?

Se antes sair para correr, praticar um esporte, meditar, ou até mesmo tomar um longo banho relaxante, eram suficientes para aliviar a tensão, diminuir a ansiedade e te ajudar a organizar os pensamentos, agora elas já não tem o mesmo efeito, e mesmo com todo o esforço para manter uma rotina regrada e saudável os sentimentos negativos e pensamentos intrusivos continuam aparecendo. 

 

Esses são alguns dos fatores que indicam que você já não está conseguindo resolver todos os problemas do dia a dia por conta própria, e que talvez aquilo que antes parecia apenas um estresse ou cansaço mental, possa estar se tornando um problema maior de saúde, que assim como qualquer outro merece uma atenção especial, com ajuda de profissionais qualificados.

Não negligencie sua saúde mental, pois a verdadeira saúde e qualidade de vida incluem estar psicologicamente bem. Se você se identificou com esses tópicos, procure ajuda profissional.

Tags: No tags

Leave A Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *