Os sinais da depressão em homens podem ser diferentes daqueles mostrados pelas mulheres. A tristeza é o principal sintoma para os dois lados. Mas o que poucos sabem é que a depressão nos homens também pode induzir à raiva, comportamentos agressivos e consumo de álcool em excesso. Em outras palavras, ela muitas vezes é confundida com outro tipo de problema.
Não é à toa que muitos homens podem ter depressão não diagnosticada. Apesar de estudos demonstrarem que a doença é mais comum em mulheres, a quantidade de homens que comentem suicídio é maior. Afinal, além da diferença de sintomas, eles são menos propensos a falar sobre o assunto. Consequentemente, são menos propensos a procurar tratamento.
Por isso é tão importante entender que os sintomas da depressão nem sempre são os mesmos em homens e mulheres. A mente é moldada de diferentes formas em diferentes realidades, o que faz com que raramente tenhamos uma resposta parecida diante de mudanças, sejam elas internas ou externas.
Diante disso, a conscientização acaba sendo o primeiro passo para a recuperação.
Sintomas de depressão comuns em homens e mulheres
Antes de mais nada, precisamos ter em mente alguns dos principais sintomas de depressão que são compartilhados entre homens e mulheres. Eles incluem:
- sentir-se triste, com vontade de chorar, para baixo, culpado ou vazio;
- deixar de sentir prazer em atividades que antes eram prazerosas;
- mudanças de apetite ou peso;
- falta ou excesso de sono;
- ficar agitado ou cansado;
- ter problemas para manter a concentração.
Mas as pessoas não necessariamente sentem todos os sintomas citados. Além disso, como já sabemos, alguns deles afetam mais os homens do que as mulheres. As razões para isso podem ser diversas: genéticas, hormonais, bioquímicas ou sociais.
Dito isso, vejamos como a depressão age nos homens com mais detalhes abaixo.
Sinais comportamentais de depressão em homens
O comportamento de homens e mulheres com depressão podem ser diferentes. Vimos brevemente que o excesso de álcool e a agressividade são uma tendência.
Existe a teoria de que essas mudanças comportamentais ocorrem como resultado de homens tentarem mascarar a depressão. Essa tentativa, por sua vez, pode fazer com que os homens apresentem comportamento agressivo ou autodestrutivo. Algo plausível se levarmos em consideração as expectativas que normalmente existem sobre eles, especialmente no que se refere à “masculinidade”.
Listamos as mudanças comportamentais possíveis a seguir:
- consumo maior de bebidas alcoólicas;
- consumo de drogas;
- fuga de momentos com a família e de sociabilidade em geral;
- obsessão com o trabalho, a ponto de não fazer pausas adequadas;
- dificuldade em acompanhar o trabalho ou responsabilidades familiares;
- atitude mais controladora ou abusiva nos relacionamentos;
- envolvimento em comportamentos de risco, como jogos de azar ou sexo inseguro;
- interesse menor em fazer sexo e problemas com o desempenho sexual;
- tentativa de suicídio (em razão da pouca procura por tratamento).
Sinais emocionais de depressão em homens
A tristeza é um sintoma comum em mulheres com depressão. Mas é ainda mais comum que homens não se sintam à vontade para expressar claramente essa emoção. Afinal, existem expectativas sociais diferentes sobre como os dois se expressam. Sendo assim, alterações no estado emocional podem acontecer de outras maneiras, já que muitos homens temem ser julgados ou criticados.
Os primeiros sinais de depressão em homens pode incluir:
- raiva;
- frustração;
- agressividade;
- irritabilidade.
Vale dizer, ainda, que para o homem falar sobre mudanças de humor é mais difícil do que se essas mudanças forem físicas. E já que a doença para eles pode apresentar sintomas emocionais fora do comum, muitas dessas emoções parecem irrelevantes. Mas agora sabemos que todas elas são importantes e devem ser consideradas. Raiva, frustração, agressividade e irritabilidade também são sinais de depressão.
Sinais físicos de depressão em homens
A relação entre mente e corpo é íntima. Por isso, ainda que a depressão seja uma condição que afete a saúde mental, ela também afeta o físico. Homens com depressão podem experimentar:
- dores de cabeça;
- aperto no peito;
- dor nas articulações, membros ou costas;
- problemas digestivos;
- cansaço;
- dormir pouco ou em excesso;
- sentindo-se inquieto ou agitado;
- comer pouco ou em excesso;
- perda de peso não intencional.
Como a depressão afeta as substâncias químicas do cérebro, sintomas como esses são possíveis. A doença altera os níveis de serotonina e norepinefrina, que são mensageiros cerebrais que controlam a dor e o humor. Como resultado, caminhos de células cerebrais compartilhados podem ligar depressão e dor.
Quando consultar um médico
Identificar os sintomas discutidos neste blog, seja em você mesmo ou em outra pessoa, pode indicar que você ou ela está com depressão. Mas é essencial consultar um médico. Somente o diagnóstico e tratamento adequados podem auxiliar alguém, homem ou mulher, a superar a doença. Então não hesite, procure ajuda.
Leave A Comment