cansaço mental

Como lidar com o cansaço mental no fim do ano

O fim do ano está chegando, e com ele a sensação de cansaço. Parece que toda a tensão do ano foi aos poucos se acumulando, e você já não se sente com a mesma energia de antes. Os dias passam mais devagar, você começa a se sentir mais desmotivado, emotivo e irritado. 

Todos esses sintomas são clássicos do cansaço mental causado pelo estresse. A ansiedade para as férias, festas de final de ano, para estar com as pessoas que amamos também contribui para essa sensação de “não aguentar mais”. 

Além dos sintomas psicológicos, o cansaço mental, quando não dado a devida atenção e cuidado, pode desencadear uma série de sintomas físicos. Isso acontece pois, ao longo prazo, o estresse se torna crônico, deixando o seu corpo em um estado constante de hipervigilância.

Quais sintomas você deve estar atento?

– Dor no corpo sem causa aparente;

– Tensão muscular;

– Insônia;

– Ficar doente com frequência;

– Distúrbios gastrointestinais;

Esses são alguns do sinais que o seu corpo pode estar te dando de que você não está lidando corretamente com o estresse. É sempre bom lembrar que, qualquer sintoma que você esteja experienciando de maneira recorrente é importante que você busque ajuda profissional para descartar outras possíveis causas!

Além dos sintomas físicos, alterações no humor, crises de ansiedade e até quadros depressivos podem ser frutos de um estresse acumulado que não foi tratado a tempo. 

Por isso, para evitar que o cansaço no fim de ano se torne algo muito pior, aqui estão algumas dicas de como lidar melhor: 

– Melhore a alimentação: Escolher os alimentos certos pode fazer toda a diferença na hora de controlar o estresse e a ansiedade e minimizar os sintomas depressivos. Para saber mais, acesse o nosso guia prático de alimentação 

– Adicione pausas à sua jornada de trabalho:  Fazer pausas a cada 20, 30 ou 40 minutos vai te ajudar a combater a fadiga, além de melhorar sua disposição e criatividade. Nesses intervalos, você pode aproveitar para fazer alguns alongamentos ou uma breve caminhada.

– Melhore a qualidade do seu sono: Noites melhores são sinônimo de dia melhores! Preste atenção em como você tem dormido, não só na quantidade de horas, mas na qualidade do sono. Se a insônia tem sido um problema, você pode investir em técnicas de higiene do sono.

– Inclua a meditação nas suas atividades diárias: Meditar pode ser uma excelente opção para reorganizar os pensamentos, diminuir a ansiedade e relaxar o seu corpo.

– Faça atividades físicas: Se exercitar ajuda na liberação das endorfinas, que são hormônios responsáveis pela sensação de bem estar que te ajudam a diminuir o estresse.

Como o Flow pode te ajudar?

Você pode nos seguir em nossas redes sociais e acompanhar o nosso blog! Nesses canais você encontra dicas para lidar com o estresse, como aliviar os sintomas da ansiedade, atividades e mudanças de rotina que vão te auxiliar em momentos difíceis e muito mais!

Tags: No tags

Leave A Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *